»
S
I
D
E
B
A
R
«
DF: Uma Falha Estrutural do Sistema
February 4th, 2010 by claudio lessa

Depois dos panetones, o poço de lama cuja dragagem é simplesmente impossível, dentro das CNTP. Explico começando pelo que todo mundo já sabe: o governador José Panetone Arruda herdou, feliz, um esquema bem azeitado de corrupção montado por Joaquim Bezerro de Ouro Roriz. Arruda não fez nada para acabar com essa situação, muito pelo contrário — as filmagens da eficiente Durval Produções atestam isso.

Exposto o escândalo, passou-se à fase de investigação e julgamento, com possível punição para os culpados. Aí surge a falha do sistema. O Judiciário entrou no circuito para afastar da Câmara Legislativa todos os pilantras envolvidos pelos vídeos da Durval Produções e tentar um processamento das acusações com um mínimo de lisura e distanciamento. Os deputados foram afastados, mas em seu lugar entraram outros quadrilheiros da mesma estirpe, o que frustrou os esforços da busca pela legalidade. O “bottom line”: Arruda e sua gangue continuarão livres, leves e soltos até o último dia de seus mandatos, fazendo escárnio das instituições enquanto pedem perdão com olhos de lagartixa.

A falha é exatamente esta, dentro de um sistema que se considera democrático: é preciso haver um órgão — seja ele um Colégio de Anciãos, um Cão de Guarda (”Watchdog” ficaria mais natural, na língua pátria), qualquer coisa, absolutamente imune a pressões, que fique de stand-by. Em situações extremas de inviabilidade institucional como essa, o órgão determinaria o fechamento puro e simples da Casa contaminada (neste caso, a Câmara Legislativa), a anulação de todos os mandatos, com vacância total e completa da instituição, e determinaria a eleição de uma nova turma, impedindo automaticamente que os afastados se candidatassem, observadas inclusive as regras do nepotismo (é proibido emplacar sogra, mulher, sobrinho, filho, amante etc).

O Blog do Lessa acredita (e parafraseia Neil Armstrong) que, com esse pequeno passo moralizador, o salto positivo para a política de modo geral seria enorme.


Leave a Reply

»  Substance: WordPress   »  Style: Ahren Ahimsa